Entre os dias 28 e 30 de abril, o Ceará recebe os últimos encontros de uma jornada que percorreu o estado levando cultura e diálogo. Desta vez, as cidades de Brejo Santo, Potengi e Iguatu serão o cenário final dos Encontros Regionais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), iniciativa que tem promovido um intercâmbio direto entre quem faz cultura e quem a gere.
O projeto é fruto de uma articulação entre os governos Federal e Estadual, com apoio do Senac. O principal objetivo é descentralizar os investimentos, estimular a participação social e garantir que as políticas culturais sejam acessíveis em todo o país. Desde fevereiro, a maratona cultural já passou por mais de uma dúzia de municípios cearenses, como Fortaleza, Jaguaruana, Acaraú e Tianguá.
Para a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, a valorização da cultura passa pelo reconhecimento do papel dos municípios. “A gente precisa consolidar a política pública de cultura para que ninguém mais tenha a audácia de destruí-la. A sociedade precisa depender do investimento em cultura e a classe política precisa entender que a política pública precisa de orçamento, é importante para o desenvolvimento das cidades”, pontuou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário