A Enel Distribuição Ceará foi multada em R$ 28,7 milhões pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) por demora no prazo de atendimento, reclamações e má prestação de serviço. Uma inspeção foi feita pelo órgão entre abril e agosto de 2024, e constatou problemas nos pedidos de novas ligações ou necessidade de obras.
Segundo o apurado pelo ente regulador, o prazo estabelecido por lei para o atendimento a clientes que solicitam novas ligações de energia foi ultrapassado pela Enel em mais de 28,7%.
Ainda conforme a Arce, entre janeiro e dezembro de 2024 a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recebeu 12.856 reclamações contra a Enel Ceará, por motivos diversos. Em 2025, até essa quinta-feira (24), já são contabilizadas 4.208 reclamações.
Em nota, a Enel Ceará informa que já foi notificada da multa e que“ irá responder dentro dos prazos regulamentares estabelecidos”.
Sobre os problemas nas obras, a distribuidora disse que “os dados analisados se referem ao período entre 2022 e 2023, quando houve um grande volume de pedidos de obras”.
“Ainda sobre o tema, é importante ressaltar que a empresa está trabalhando para diminuir o prazo para conclusão das obras em toda sua área de concessão, aumentando o número de equipes de extensão de rede em cerca de 30% até o fim do primeiro semestre deste ano”, diz texto.
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