A mais recente pesquisa CNT/MDA sobre a corrida presidencial de 2026 aponta o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) na liderança das intenções de voto em um cenário sem as candidaturas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ciro aparece com 19,7% das intenções, seguido por Fernando Haddad (PT), com 16,2%, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 14,4%.
Outros nomes também se destacam na pesquisa, como Pablo Marçal (PRTB), com 14%, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 5,4%, e Romeu Zema (Novo), com 4,5%. Além disso, 15,7% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo, enquanto 10,1% se declararam indecisos.
O levantamento, divulgado na terça-feira (25), entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 19 e 23 de fevereiro e apresenta uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa também revelou que 35% dos eleitores preferem um candidato fora da tradicional polarização entre Lula e Bolsonaro, o que fortalece a possibilidade de uma terceira via.
Apesar dos números favoráveis, Ciro Gomes afirmou que não pretende concorrer em 2026. Nos cenários de segundo turno, o levantamento mostra empates técnicos em todas as simulações envolvendo Lula, Bolsonaro, Haddad e Tarcísio. Enquanto isso, em uma pesquisa estimulada com ambos os ex-presidentes na disputa, Lula aparece com 30,3% e Bolsonaro com 30,1%, indicando um cenário ainda indefinido para as próximas eleições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário