sábado, 25 de janeiro de 2025

PEDRA DA VESÍCULA DO BOI PODE VALER ATÉ TRÊS VEZES MAIS DO QUE OURO

 

A pedra da vesícula de boi, também

chamada de pedra de fel ou cálculo biliar bovino, é pouco conhecida no meio da pecuária tradicional, no entanto, no mercado internacional, o produto é altamente valorizado. Isso acontece devido a seu uso na medicina tradicional, especialmente a chinesa.

Um aspecto disso é que em grandes cidades da China, uma grama desses nódulos de bile endurecida chegam a ser negociados por até US$ 230 (em torno de R$ 1.300, na conversão atual). O valor é o dobro da cotação atual do ouro.


No Brasil, a extração dos cálculos biliares não é uma atividade ilegal, assim o comércio opera em grande parte na informalidade.

Por que as pedras da vesícula de boi são raras?

Ainda não há uma explicação clara na medicina veterinária sobre por que essas pedras se formam apenas em uma pequena parte dos animais, enquanto outros animais similares (até mesmo com a mesma genética e alimentação) vivem sem desenvolver esses nódulos.

O que se sabe, entretanto, é que a prevalência é maior entre animais mais velhos e de raças leiteiras. Esses animais são cada vez mais raros na pecuária brasileira, onde há uma alimentação mais controlada e períodos de engorda mais curtos, fatores que contribuem para a redução da incidência natural dessas pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTAS DO EX-PREFEITO MARCELO MACHADO VEM COM PARECER FAVORÁVEL DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO REFERENTES A 2023 .

  Na manhã desta sexta-feira, 25 de abril de 2025, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) publicou parecer pela aprovação das contas do ex-pre...