sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

JUSTIÇA ANULA VOTOS DE PROGRESSISTAS POR FRAUDE A COTA DE GÊNERO

 A Justiça Eleitoral anulou todos os votos do partido Progressistas (PP) de Bela Cruz por fraude à cota de gênero. Além disso, estabeleceu a cassação dos diplomas e registros de candidatos eleitos e suplentes. Com isso, será necessária retotalização dos votos e redistribuição das vagas de vereadores do município distante 230 quilômetros de Fortaleza. A decisão judicial também decretou a inelegibilidade por oito ano das duas candidatas laranjas e do dirigente partidário, Professor Fernando (PP).  Conforme a Promotoria da 96ª Zona Eleitoral, uma das envolvidas é parente do presidente do PP de Bela Cruz, que foi candidato a prefeito, mas não se elegeu, obtendo apenas 29,38% dos votos válidos, totalizando 5.196 eleitores.

A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que apontou serem fictícias duas das cincos candidaturas femininas lançadas pelo PP de Bela Cruz. Elas obtiveram votação inexpressiva e receberam poucas doações para campanha, sendo uma de R$ 120 e a outra R$ 103,50. Conforme o órgão ministerial, as postulações foram colocadas apenas para atingir percentual mínimo de 30% determinado pelo Tribunal de Superior Eleitoral (TSE). Em nota publicada nas redes sociais nesta sexta-feira, 31, o Professor Fernando informou que o diretório entrou com recurso e que “os vereadores legitimamente eleitos continuarão no cargo até o julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE)”.




“Diante da decisão de primeiro grau, já foi interposto o competente recurso, com plena convicção de que será integralmente reformada, pois a chapa do PP foi formada em total conformidade com a legislação eleitoral vigente”, consta em trecho do comunicado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTAS DO EX-PREFEITO MARCELO MACHADO VEM COM PARECER FAVORÁVEL DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO REFERENTES A 2023 .

  Na manhã desta sexta-feira, 25 de abril de 2025, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) publicou parecer pela aprovação das contas do ex-pre...